fbpx

7 Passos para você que deseja vender um imóvel

7 Passos para você que deseja vender um imóvel

Se preferir pode assistir ao vídeo sobre esse conteúdo

Para muitas pessoas vender o seu imóvel pode gerar muita dor de cabeça e complicações, com essas dicas, você terá acesso a informações profissionais e com isso ganhar tempo e dinheiro.

7 Passos para você que deseja vender um imóvel

1. Pra que? Por que?

Você precisa ter um plano definido, se não sabe as repostas para as perguntas desse tópico então “para tudo”.

Você quer mudar de bairro? Quer mais espaço? Quer mais conforto? Quer mais segurança? Quer uma boa área de lazer? Quer proporcionar tudo isso e mais ainda pra sua família?

Ou será que o que você deseja é ir pra um espaço menor porque onde vive há muitos deles ociosos e sua vida, nesse momento, necessita de mais praticidade?

2. Entender sua realidade

Saber se há demanda no mercado para um imóvel no perfil do seu é muito importante antes de montar sua estratégia e coloca-lo como opção.

Além disso descobrir qual o perfil mais provável do comprador (avatar), quais os imóveis similares que concorrem com o seu e, principalmente, informações sobre negócios realizados que te ajudem a entender, de fato, quais suas melhores condições para realizar um negócio no menor tempo possível, pelo melhor preço e com o mínimo de contratempo possível.

*Se não há demanda no mercado para seu imóvel você deve pensar em como torna-lo mais atrativo.

3. Estabelecer o preço

Aqui encontramos, em grande parte, a maior dificuldade de quem deseja vender um imóvel.

Inicialmente é importante que falemos sobre a diferença de valor e preço.

Como perito avaliador trabalho com a coleta de amostras no mercado e, após a coleta dos dados, realizo o tratamento das amostras com o corte de “disparidades” e inserindo análise do fator “oferta” e possíveis “depreciações” concluímos que o preço pago pelo imóvel é, invariavelmente, inferior ao valor do mesmo.

Sendo assim Valor é “o quanto vale” e Preço “é por quanto vende” e, geralmente, essas valências não são equivalentes e é necessário um estudo mais aprofundado até porque o primeiro critério de quem busca a compra de um bem é o valor do anúncio.

4. Promover seu imóvel

Passadas as primeiras etapas, você que tem um plano bem definido, já descobriu que há demanda para seu imóvel e tem consciência do preço dele passa agora pra fase seguinte que é promover seu imóvel no mercado

A primeira ação aqui é fazer as melhores imagens possíveis para que o possível cliente comprador tenha a real noção dos ambientes e de todos os pontos fortes que ele oferece.

  • Para fazer boas fotos, sua primeira ação deve ser o “home staging” que nada mais é do que arrumar os ambientes de forma harmoniosa e que possibilite boas imagens.
  • Buscar o melhor ângulo e pensar em como deseja divulgar nas redes sociais (celular na horizontal pra feed ou celular na vertical pra stories).

*Imagens boas são primordiais para despertar o desejo das pessoas pelo seu imóvel.

5. Apresentar seu imóvel

Não existe uma maneira totalmente certa ou totalmente errada de apresentar um imóvel, o consenso é que a visita deve ser uma “experiência agradável” e cabe ao vendedor manter seu imóvel em boas condições de funcionamento, limpeza e acessibilidade.

Além de permitir que os visitantes circulem por todas as áreas que pertencem ao imóvel e, quando solicitado, também pelas áreas comuns em caso de condomínios verticais ou horizontais e tenham todas as informações necessárias para tirar suas dúvidas.

6. Fechando o negócio

Não é fácil assim, mas se tivermos atenção a todos os pontos que levantamos aqui, as chances de você realizar a venda de seu imóvel pelo melhor preço possível, no menor tempo e com o mínimo de contratempos possível é muito grande.

Mas é aí que muita gente se atrapalha… sem uma orientação profissional, por pura ignorância dos procedimentos, as partes podem ter problemas sérios com contratos mal elaborados, falta das certidões necessárias ou ainda com prazos e promessas de instituições como bancos e consórcios que comprometem um negócio de boa fé e pode causar prejuízos imensuráveis, não só financeiros, mas em outras áreas da vida.

7. E agora?

Momento de celebrar mas não se esqueça de certificar que todas as providências foram tomadas, que o imóvel foi transferido para o novo adquirente em todas as instancias e que as contas de consumo também tiveram sua titularidade atualizada.

Lembre-se:

Você pode realizar seu negócio com mais segurança agora que recebeu minhas orientações, mas nada substitui a presença de um profissional durante todo processo de venda de seu imóvel.

São várias as vantagens e segurança é uma das principais, mas contrate somente profissionais credenciados pelo CRECI de sua região e, se possível, corretores ou imobiliárias especializadas no perfil de seu imóvel.

Espero ter te ajudado até aqui, mas se tiver ficado com alguma dúvida coloque nos comentários.

Wêberti I Souza

Conte sempre comigo.

*Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal.

 

Você também pode gostar de:

Porque o mercado imobiliário está tão aquecido?

7 Dicas para você comprar ou investir em imóvel

Outros Posts

plugins premium WordPress