fbpx

Por que o mercado imobiliário está tão aquecido?

Por que o mercado imobiliário está tão aquecido?

Se fizermos uma análise superficial vamos identificar que alguns mercados não pararam pós pandemia, e o mercado imobiliário, principalmente o de alto padrão, vem mais do que isso, batendo recordes de vendas e valorização.

Mas como se explicar isso já que no contexto de pandemia ouvimos tantas noticias ruins que nos remetem a uma crise?

Simples, se nos concentrarmos nos fatos e não nas notícias veremos que a própria pandemia nos trouxe um novo olhar sobre nossas vidas, nossa existência, nosso propósito.

Essa reflexão nos possibilitou a valorização da família, as pessoas passaram mais tempo em casa, juntos aos seus e saíram um pouco do “automático” no qual se encontravam antes.

E aí simplesmente despertaram-se pra necessidade de viver melhor, valorizar momentos juntos e, principalmente, ter mais qualidade de vida.

Iniciou-se a procura por residências que proporcionem espaços mais confortáveis.

O home office veio pra ficar e climatização, automação e a geração de energia fotovoltaica foram alguns dos outros itens que tiveram um aumento de demanda, mas a campeã foi a desejada área de lazer com piscina, churrasqueira e sala de jogos.

O “ficar em casa” deu uma perspectiva de que precisamos (e merecemos) ter mais momentos bons entre os nossos e consequentemente o espaço onde vivemos deve proporcionar uma estrutura para tal.

Outro fator que influenciou diretamente para o ”boom imobiliário” que vivemos foi a adoção, pela equipe econômica, de medidas que incentivaram o consumo interno como a baixa da taxa Selic a patamares nunca vistos em nosso país.

Além disso surgiram novas linhas de crédito que trouxeram mais flexibilidade de escolha e as taxas pra crédito imobiliário mais baixas da história.

Nesse panorama os investidores retiraram seu capital dos bancos e investiram no setor já que aluguéis passaram a render mais do que qualquer aplicação financeira que não seja de risco.

Os imóveis em lançamento também se tornaram uma boa escolha pra quem deseja proteger seu capital já que desde o lançamento até a entrega a valorização do bem gera retorno para seus adquirentes.

Os condomínios fechados, verticais e horizontais, se tornaram meta e objetivo das famílias que em busca de qualidade de vida ou valorização de seu patrimônio viram nesses “paraísos” todas suas principais demandas atendidas.

O agronegócio em alta e essa mesma busca por qualidade de vida fez com que muitas famílias se deslocassem para o campo, isso gerou aumento de demanda também na zona rural.

Lembre-se

Esse aumento de demanda acima do esperado expõe alguns “gargalos” no setor de construção civil e transportes e evidencia que temos ainda muito o que melhorar em várias áreas, mas também nos impulsiona a criar soluções.

Esses são os principais motivos do porque o mercado imobiliário está tão aquecido.

Wêberti I Souza

Conte sempre comigo.

*Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal.

Você também pode gostar de:

7 Passos para você que deseja vender um imóvel

7 Dicas para você comprar ou investir em imóvel

Outros Posts

plugins premium WordPress